A importância do tratamento de esgotos no município
11/08/2017 ID: 227

A importância do tratamento de esgotos no município

Existem três tipos de esgoto: 1- Esgoto Doméstico 2- Esgoto Industrial 3- Esgoto Pluvial O esgoto doméstico, é basicamente aquele proveniente de residências, escritório e estabelecimentos comerciais. E para onde vai todo este esgoto? Infelizmente na maioria das cidades do Brasil, ele vai para os rios, lagos, represas e mares sem tratamento. A composição do esgoto doméstico é de 99,9% de água e 0,1% de matéria orgânica e inorgânica, sólidos dissolvidos e microorganismos. O tratamento do esgoto é muito importante para a saúde pública, ou seja, quando o esgoto não é tradado pode contribuir para a proliferação de inúmeras doenças parasitárias e infecciosas. Outra importante razão para tratar os esgotos é a preservação do meio ambiente, pois a matéria orgânica presente pode causar a diminuição da concentração do oxigênio dissolvido na água, provocando a mortandade de peixes e outros organismos aquáticos, escurecimento da água e exalação de odores desagradáveis. Há também a possibilidade do aparecimento de algas(eutrofização) devido aos nutrientes presentes no esgoto. Não tratar o esgoto significa deixar milhares de pessoas expostas a uma série de doenças mortais e desperdiçar um bem tão importante: A ÁGUA. Atualmente 95% do esgoto doméstico proveniente da cidade de Amparo é coletado e encaminhado para ser tratado na Estação de Tratamento de Esgoto denominada Piero Fioravante, localizada no bairro do Barrichelo, e a mesma esta em operação desde a data de dezembro de 2012. A ETE(Estação de Tratamento de Esgoto), atualmente trata uma vazão média de esgoto doméstico de 70l/s, que significa aproximadamente 55% da população da cidade de Amparo, e ela é constituída por gradeamento para reter os sólidos, estação elevatória,desarenador,uma lagoa biológica(aerada) seguida de duas lagoas de decantação tanque de contato onde o efluente é clorado antes de ser lançado no corpo receptor. O Sistema de tratamento de esgoto da cidade de Amparo foi projetado para uma vazão de 155 l/s até o ano de 2022(final de plano). ETE Ação de Educação Ambiental - Foco: Tornar pública a existência e importância da ETE no Município de Amparo. Diagnóstico: A população atual (2017) estimada do Município de Amparo, segundo IBGE, é de aproximadamente 71.193 habitantes. Atualmente o SAAE, Serviço Autônomo de Água e Esgotos, uma Autarquia, é o órgão que gerencia o Sistema de Saneamento do Município de Amparo. O Município de Amparo compõe duas Sub-Bacias Hidrográficas, a Sub-Bacia do Rio Jaguari e a Sub-Bacia do Rio Camanducaia que por sua vez compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba.
chame pelo whatsapp 3808-8400