O Serviço de Água da cidade de Amparo (SP) foi inaugurado oficialmente no ano de 1901, com a construção da primeira Caixa D’Água da cidade. Um reservatório de água potável, que era captada e reservada das fontes do Bertoldo, Arruda e do Morro da Biquinha; porém, com o aumento do consumo hídrico da cidade, essas águas deixaram de ser utilizadas e a cidade passou a captar as águas do Rio Camanducaia, utilizadas até hoje para o consumo de toda a população.
A construção teve início em 1892, quando o município teve seu primeiro intendente escolhido pela população, o sr. Balduino Camires de Arruda Lima, que constituiu uma comissão para gerir a construção do que, posteriormente, passaria a ser a Estação de Tratamento de Água (ETA) – I.
O presidente dessa comissão era o sr. José Leite de Arruda, que foi constituída, também, por dr. Coriolano Barreto de Burgos, Alfredo da Silva Pereira Barros, Antônio da Silva Mello, Arthur Alves de Godoy, Damião Pastana Júnior e Josué E. Vasco de Toledo. O local, mais tarde nomeado como Parque Dr. Arruda, se tornou um dos locais mais visitados da cidade. Árvores centenárias ofereciam sombras frescas e diversas torneiras de água compunham um agradável local para as rodas de conversas de adultos e conforto para as crianças que brincavam no local.
Até hoje o Parque Dr. Arruda é um dos cartões postais da cidade e está aberto para visitação pública das 8h às 17h, todos os dias da semana.